Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A política editorial da Revista Íbamò, em formato eletrônico, compreende os eixos temáticos Cultura, Educação, Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial, Religiões de Matriz Africana e Memória Social.

Os artigos a serem publicados deverão tratar de práticas educativas, educação patrimonial, gestão e preservação do patrimônio cultural, memória, identidade e estudos culturais, envolvendo temas de antropologia, história, geografia, sociologia, letras, linguística, filosofia, artes e educação.

A revista é dirigida a autores brasileiros e estrangeiros. Além de artigos, relatos de pesquisa e relatos de experiência inéditos, publica resenhas de livros, resumos de dissertação e entrevistas, desde que aprovados pelo Conselho Editorial.

 

Políticas de Seção

Editorial

Editores
  • Paulo Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Editores
  • Paulo Silva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Documentos

Editores
  • Luciane de Souza
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos encaminhados à Revista Íbamò está condicionada à aprovação de pelo menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores Ad Hoc convidados por sua competência e saber em temas específicos.

Para a análise, emissão de parecer e aprovação dos trabalhos apresentados, são observados critérios de absoluta imparcialidade garantidos pela avaliação às cegas e por pares, adequação de formato e conteúdo, bem como rigor acadêmico-científico.

Para isso os pareceristas recebem os textos sem nenhuma identificação de autoria e os autores, ao final do processo de análise, podem acessar as avaliações de seus textos, também sem identificação dos pareceristas.

A decisão do Conselho e do Comitê Editorial da Revista Íbamò sobre aprovação/reprovação dos textos submetidos é soberana, não cabendo recurso ao(s) autor (es) de trabalhos recusados.

 

Periodicidade

Anual

 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...